Anuncie seu veículo grátis
Anúncios


Amaxofobia - medo de conduzir

15.07.2015 - Veículos
Ø 0,00 | 0 Votos
Anúncios

Se para algumas pessoas a condução é um verdadeiro prazer, para outras é uma verdadeira tortura que se transforma numa fobia incontrolável.

As razões para tal fobia são variadas e podem estar relacionadas com a simples falta de prática e consequentemente com o medo de perder o controlo da viatura ou com situações traumáticas vividas no passado, como presenciar ou viver na primeira pessoa acidentes rodoviários. 

O que é certo é que, ao contrário do que se possa imaginar, esta fobia é bastante comum e afecta milhares de pessoas que, estando habilitadas para conduzir, veem assim a sua vida pessoal ou profissional condicionada.

Amaxofobia, assim de designa o transtorno psicológico que provoca o medo irracional de conduzir um veículo automóvel.

Apesar de ser um problema psicológico, a amaxofobia pode igualmente revelar-se através de sintomas físicos: tensão muscular, tremores, suores frios, taquicardia, vertigens, entre outros, são sinais de alerta que não devem ser ignorados. 

Por norma a amaxofobia está associada a pessoas com um perfil característico. É então comum que pessoas sensíveis a críticas, emotivas, exigentes consigo próprias e que não tolerem erros estejam mais susceptíveis para desenvolver este tipo de medo que se pode manifestar de modo progressivo e com diversas intensidades. 

O perfeccionismo extremo ou o medo de decepcionar podem assim ser apontados como os principais responsáveis pelos casos de amaxofobia, estimando-se que mais de um terço dos condutores, sobretudo mulheres entre os 30 e os 40 anos, padeça desta perturbação. 

Para contornar este medo avassalador é necessário, em primeiro lugar, que a pessoa interiorize que está a ser vítima de um distúrbio que necessita de ser ultrapassado. Sim, porque a amaxofobia tem cura! Na maioria dos casos é no entanto necessário recorrer à ajuda de um especialista que, através de um diagnóstico personalizado, irá tentar perceber a raiz da causa e determinar qual o tipo de tratamento mais adequado ao caso em questão.

Na maior parte das vezes as vítimas de amaxofobia são submetidas a uma terapia, designada por terapia cognitiva comportamental, que consiste em estimular o paciente a analisar as suas próprias experiências e a desafiar os seus pensamentos automáticos que conduzem à ansiedade, angústia e ao pavor, neste caso de conduzir uma viatura. No decorrer da terapia os pacientes vão retomando aos poucos o contacto com a viatura, sendo por isso fulcral a ajuda e compreensão por parte de amigos e familiares até que a fobia seja totalmente superada.

Anuncie suas ofertas

Anuncie com retorno garantido por apenas uma pequena taxa anual
de R$ 60,00!
Você ganha:
- Seu site especial -
- Sistema de NEWSLETTER -
- Audiência e visibilidade -

Tudo isso e muito mais espera por você, usando o portal de ofertas - vejam.net

Mais Informações sobre Veículos: